Como fazer marketing digital para advogados eficiente: 7 ações essenciais

Mesmo se você não faz vendas diretas pela internet, sem garantir a sua presença digital, você está perdendo tempo e clientes.
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O marketing digital pode não estar ainda no dia a dia de alguns profissionais liberais, sobretudo os nativos não digitais, que mantém a captação e o relacionamento com seus clientes presencialmente e ainda não sentiram o impacto que a internet vem fazendo nos negócios. 

Porém, o ambiente digital tomou conta das nossas vidas e quem não estabeleceu ações de marketing digital que posicionem seu escritório ou qualquer negócio está perdendo espaço. 

A urgência em adotar ações de Marketing Digital para Advogados 

Imagine uma correnteza contrária ao seu destino. Um fluxo que não pára nunca e está cada dia mais rápido e forte. Se você ficar submerso tentando ficar parado, sem qualquer ação, é evidente que ela irá te arrastar para trás, cada vez mais longe do seu objetivo. 

Assim é o ambiente digital, sem qualquer ação de marketing, você está perdendo posição, mesmo que ainda não tenha percebido. 

A explicação está nos dados, hoje cada brasileiro passa em média 9h das 24 horas navegando na internet. Estão nas redes sociais, em ferramentas de busca e aplicativos, fazendo contato, buscando serviços, referência, comprando produtos, uma infinidade de ações. 

A tendência é de um crescimento cada vez mais acelerado.

Portanto, estabelecer uma presença digital, minimamente coerente com a atuação presencial, tornou-se indispensável para advogados e qualquer profissional liberal que deseje se destacar ou manter-se bem visto em um mercado competitivo.

Uma presença digital bem construída pode aumentar significativamente a visibilidade de um advogado, fortalecer sua credibilidade, atrair e conquistar a confiança de novos clientes. 

No entanto, para que isso aconteça, é necessário mais do que criar um perfil em redes sociais ou ter um site. As ações precisam ser integradas e carregadas de intencionalidade. 

A seguir, veremos como desenvolver um marketing digital para advogados eficiente, com 7 atitudes simples de executar e que garantem uma presença digital sólida e coerente com sua reputação.

1. Defina a sua persona e posicionamento

Antes de começar qualquer estratégia de marketing digital, é crucial que o advogado defina quem é o seu cliente ideal, o que os profissionais de marketing nomeiam como persona. Saber se você deseja atingir empresas, clientes individuais ou um nicho específico dentro do Direito, orienta como deve ser a mensagem e organiza a sua comunicação.

Um posicionamento claro também é essencial. O marketing digital do advogado deve transmitir valores de seriedade, ética e confiança, mas ao mesmo tempo refletir sua especialidade. Este posicionamento deve ser coerente em todas as plataformas digitais.

2. Crie um site profissional e otimizado para SEO

O site institucional do seu escritório é essencial. Ele é o principal pilar do marketing digital para advogados. Com o fortalecimento das redes sociais, é comum encontrar profissionais que se descuidaram na manutenção do site, mas este é um passo fundamental. 

Pense que ele é o seu cartão de visitas virtual e precisa ser bem estruturado, funcional e visualmente agradável. 

Mais do um design bonito e bem resolvido, ele precisa ser otimizado para motores de busca (SEO). Ou seja, fácil de ser encontrado por potenciais clientes ao pesquisarem por serviços jurídicos ou mesmo pelo seu nome no Google.

Isso inclui o uso de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de valor, como artigos e blogs, páginas de serviços claras e um botão que dê oportunidade de fazer um contato. 

Um site que é bem ranqueado nos resultados de pesquisa pode trazer clientes diretamente, sem a necessidade de anúncios pagos.

3. Utilize redes sociais de forma estratégica

Estar presente nas redes sociais também é indispensável, mas é importante fazer isso de forma estratégica e com uma abordagem profissional. 

Redes como LinkedIn, Facebook e Instagram podem ser ótimas ferramentas para advogados, desde que o conteúdo seja relevante, útil e mantenha o tom formal adequado à profissão.

No LinkedIn, por exemplo, o foco pode ser em artigos e debates sobre temas jurídicos, enquanto no Instagram é possível compartilhar dicas rápidas e responder dúvidas frequentes dos seguidores de forma educativa. 

Essa etapa pode ser bem exigente e cansativa. Por isso estabeleça uma consistência nas postagens que seja possível de cumprir e mantenha a interação respondendo comentários.

4. Produza conteúdo de valor

A produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes de atrair clientes e gerar autoridade. Para advogados, isso significa criar materiais que respondam às dúvidas mais comuns do público, focadas na sua área de atuação, explicações sobre mudanças legislativas ou até análises de casos relevantes, sempre respeitando os limites éticos da profissão.

Além de blogs, é possível criar vídeos curtos, podcasts ou infográficos que sejam acessíveis e atraiam a atenção do público. O conteúdo deve ser compartilhado no site e nas redes sociais, ampliando o alcance.

5. Invista em Google Meu Negócio

Dependendo do seu objetivo, você deve considerar o investimento no Google Meu Negócio. Uma ferramenta essencial para advogados que desejam aumentar a visibilidade local e atrair mais consultas para novos clientes. 

Criar e manter um perfil atualizado no Google Meu Negócio garante que seu escritório apareça em resultados de pesquisa localizados, principalmente quando alguém busca “advogado + cidade”.

Além disso, é importante incentivar clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas, pois elas podem influenciar a decisão de novos potenciais clientes.

Agora, um alerta: incluir este tópico em suas ações, obriga estabelecer um processo de recepção de possíveis novos clientes e um bom filtro de entrada, para selecionar os casos de interesse do escritório. 

6. Utilize o marketing de relacionamento

O marketing digital para advogados não deve ser apenas sobre atrair novos clientes, mas também sobre manter um bom relacionamento com os já existentes. Enviar newsletters periódicas com atualizações relevantes, conteúdos educativos e novidades sobre o escritório é uma forma de manter a proximidade e reforçar a confiança.

Esse tipo de marketing é fundamental para o fortalecimento de laços com os clientes e pode gerar recomendações, ampliando sua rede de contatos.

7. Monitore e ajuste suas estratégias com regularidade

Por fim, é essencial monitorar constantemente os resultados de suas ações de marketing digital para advogados. 

Sabe aquela frase: os números não mentem. No ambiente digital ela se aplica perfeitamente, porque você terá uma fartura de dados para analisar as métricas sobre o que está ou o que não está dando certo. 

Com essas informações em mãos, implemente melhorias e siga aprimorando. O marketing digital para advogados é dinâmico e as tendências mudam. Por isso, a flexibilidade é uma aliada.

Considerações Finais

O marketing digital para advogados exige um equilíbrio entre a construção de uma Presença Digital sólida e o respeito às normas éticas da profissão. 

As sete atitudes mencionadas – definição de persona, criação de um site profissional, uso estratégico das redes sociais, produção de conteúdo de valor, otimização do Google Meu Negócio, investimento em marketing de relacionamento e monitoramento constante – são passos prioritários. 

Porém, você pode avaliar como implementá-las, entender quais são as essenciais, de acordo com a sua intenção para estabelecer uma Presença Digital coerente que reflita a reputação e o profissionalismo do advogado.

Colocando a maior parte dessas ações em prática e mantendo uma melhoria constante, é possível aumentar a visibilidade, gerar autoridade e atrair novos clientes de maneira eficaz e sustentável.

Sobre a autora

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Luciane Mamoré

Jornalista e Profissional de Marketing com 20 anos de experiência.
Especialista em Marketing Digital.
Copywriter e Estrategista.

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