Marketing Digital: os riscos de colocar todas suas fichas nas Redes Sociais

A justiça brasileira tirou o X, antigo Twitter, do ar e este é um exemplo extremo que escancara a fragilidade do “marketing de rede social”
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Colocar todas as fichas de seu marketing nas redes sociais é um enorme risco. Marketing Digital não é rede social. Isso deveria ser repetido como um mantra pelos profissionais de marketing. 

É preciso ter clareza que a decisão de tornar um perfil de Instagram, por exemplo, a base da divulgação de sua marca, produto ou serviço é uma decisão errada. 

Quais os riscos de só estar nas Redes Sociais?

Veja bem, é muito simples de compreender. A rede social é uma prestadora de um serviço de mídia, como uma emissora de TV e Rádio, por exemplo. Ao fazer o seu cadastro você aceita as regras, políticas e decisões da empresa dona da plataforma e portanto, você não tem o controle sobre nada.

O bloqueio do X, antigo Twitter, por determinação judicial no início de setembro, deixou os mais de 22 milhões de usuários no Brasil sem acesso aos seus perfis do dia para noite e nenhum deles pode fazer nada. Imagina quem tinha essa rede como seu principal canal de marketing? Quanto esforço e dinheiro perdido? 

Apesar da situação da rede X ser singular,  é um enorme sinal de alerta. Redes sociais surgem e desaparecem com maior ou menor velocidade, e isso é um fato! 

Mesmo assim, desde que elas ganharam inegável relevância, a maior parte das pequenas empresas e, principalmente profissionais liberais, resumiram seu marketing digital nas postagens em um perfil, e investem muito esforço para se manter na beira desse abismo.

O marketing nas redes sociais é importante, isso é incontestável, porém, ele não é eficiente para todos, não é todo tipo de negócio que se beneficia dele. Para muitos serve apenas como parte de uma estratégia maior, e traz mais relevância e reconhecimento para um determinado nome ou marca.  

O mundo digital é todo o ambiente da internet, e nele existem infinidades de caminhos e espaços que podem – e devem – ser ocupados. O X, o Instagram e o Facebook, por exemplo, são apenas alguns de tantos espaços.

Afinal, onde colocar as fichas no Marketing Digital em 2024?

Tudo depende da sua estratégia, do seu modelo de negócios e do objetivo que quer atingir. Mas calma, não precisa ser complicado. 

Ter algo definido, o apoio de uma equipe ou profissional de marketing é o melhor dos mundos. Afinal, dentro da função que você exerce, com certeza já tem muito do seu dia a dia ocupado.

Mas se não é possível contratar alguém, você pode adotar um passo a passo para garantir uma presença digital simples e eficiente. 

1º Passo – Fincar sua bandeira

Pense em como demarcar o seu território digital.  Assim como em um negócio físico, onde você precisa instalar um Ponto Comercial com características diferentes de acordo com o perfil de cada segmento, o mesmo acontece no digital. 

Desta forma, o primeiro passo é ficar a sua bandeira em um canto da internet em que você possa ter autonomia, que seja a sua casa, um ambiente digital em que você é o dono. Ou seja, o seu website.

Nesta etapa, também é indicado garantir as corretas informações da sua empresa no Google Meu Negócio, incluindo horários, endereço físico, website e demais informações pertinentes.

2º Passo – Performance ou Visibilidade? 

Pronto, depois de ter o seu site, você já pode pensar o que mais colocar em prática para fortalecer a sua presença digital, usando uma ou mais redes sociais Para começar, você vai precisar definir o seu objetivo para depois planejar e criar o seu conteúdo. 

Independente da rede que você irá frequentar, é importante que você tenha o seu perfil nas redes mais conhecidas, garantindo o seu espaço. 

A partir de então, de maneira direta: se você precisa de mais clientes para o seu escritório, tornar seu nome conhecido, você precisa de performance digital.

Performance

Para isso, o Instagram, YouTube e também o TikTok (sem dancinha!) são grandes vitrines e podem ser ótimos aliados para espalhar ao máximo sua mensagem. 

Seu conteúdo pode ter uma grande parcela tirando dúvidas, explicando os diferenciais dos seus serviços e ajudando de alguma forma a sua audiência. 

Com isso, você terá mais chance de visibilidade e também de alcançar pessoas que ainda não te conhecem. Assim, você pode iniciar uma aproximação digital com mais pessoas, que poderão se tornar ou indicar clientes. 

Visibilidade

Por outro lado, se o seu escritório já tem clientes mais do que suficientes e seu nome já é bastante conhecido onde você atua, não precisa espalhar tanto sua mensagem. Você deve focar em sua visibilidade digital

Para isso, o esforço de se colocar em uma grande vitrine como Instagram e TikTok, visando alcance e engajamento, não é fundamental. O mais indicado é um conteúdo denso e bem organizado. Ou seja, ambientes como o seu próprio blog e o LinkedIn devem ser o seu foco. 

No caso, ter uma visibilidade bem organizada vai cumprir o papel de confirmar o seu bom nome para quem já está à procura de mais informações sobre você na internet. Esta é a grande diferença.

Independente se você precisa apenas de visibilidade ou de performance, é preciso garantir que a sua Presença Digital transmita a sua identidade e reputação.  

3º Passo – Produzir Conteúdo 

Com a clareza do seu objetivo, você pode produzir conteúdo de maneira mais assertiva e expectativa alinhada e pode, assim, medir os seus resultados. 

A partir da sua Presença Digital organizada e alinhada, você vai escolher a rede social mais indicada para colocar esforços, vai estabelecer formatos e frequência para disponibilizar o seu conteúdo. Assim,  tenho certeza, você fará tudo com menos pressão. 

Conclusão

As redes sociais são apenas mais um instrumento do Marketing Digital. Seja qual for o seu nicho e objetivo de comunicação, você precisa garantir sua Presença Digital alinhada com a sua identidade.  Sempre inicie organizando a sua “casa digital”, ou seja, o seu website. Ele vai oferecer confiabilidade e autonomia, se a rede social cair, sair do ar, você ainda vai ter o seu espaço. 

Após ter seu site organizado, avalie as duas necessidades antes de começar a criar conteúdo loucamente. Note como se posicionar e defina seu melhor caminho: performance ou visibilidade. 

Porém, o que não há como negar é a necessidade de se estabelecer o quanto antes no ambiente digital. Contar com uma equipe profissional para atender todas as demandas é o melhor dos mundos, já que o trabalho pode ser produzido de maneira assertiva e não acumular mais uma função para você. 

Por isso, se você ainda não está no momento de contratar os serviços de uma equipe, busque entender um pouco mais sobre marketing digital, seus caminhos e possibilidades. Porque trafegar com mais conhecimento irá te levar mais longe e melhor, com muito menos esforço. 

Sobre a autora

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Luciane Mamoré

Jornalista e Profissional de Marketing com 20 anos de experiência.
Especialista em Marketing Digital.
Copywriter e Estrategista.

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