Marketing Digital voltado para negócios: NÃO é Rede Social

Você cria conteúdo na esperança de ter mais visibilidade, aumentar as vendas e nada acontece? Este artigo é para você.
Crédito: Marketing Digital para negócios: NÃO é Rede Social
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Quando se trata de Marketing Digital para negócios, você já se pegou horas a fio criando conteúdo para as redes sociais, na esperança de ter mais impacto e aumentar seus seguidores? 

Se a resposta for sim, você não está sozinho. Mas, será que essa é a única forma de fazer marketing digital? A resposta é um sonoro NÃO.

Redes Sociais: uma pequena parte do todo

É comum acreditar que o sucesso online se resume a ter um feed esteticamente perfeito e stories criativos. No entanto, essa visão limitada pode te levar a um beco sem saída. As redes sociais são apenas uma parte do marketing digital. 

E sabe do que mais? Nem sempre ela é a mais importante.  

A depender do seu nicho de atuação, ela pode ser apenas uma vitrine, um espaço de presença digital sem a necessidade de uma performance de alcance. 

Por tanto, ficar buscando viralizar, por exemplo, pode ser um esforço que nem sempre irá resultar em mais negócios. 

A variável para o impacto certeiro de um conteúdo é imensa e o seu trabalho focado em rede social pode estar te colocando em risco.

Por que depender apenas das redes sociais é um risco?

  • Algoritmos instáveis: as regras das plataformas não são tão simples e evidentes, e o pior: mudam constantemente. O mundo digital vive de testes e de experimentação e, podemos afirmar, que as plataformas de redes sociais são as mais velozes em promover mudanças para prender mais atenção, fortalecer o vínculo do usuário com a rede e, as mudanças ocorrem sem qualquer aviso prévio. Por isso, tudo que você está construindo hoje, pode não ter nenhum sentido amanhã.
  • Vulnerabilidade: diante da característica de instabilidade das redes sociais, concentrar todos os seus esforços em uma única plataforma, é evidente que você estará à mercê de mudanças externas, da decisão e atitudes de outra empresa, que está verdadeiramente interessada em fazer o que é melhor pra ela.  Se você tiver esse, seu único ponto de apoio, a queda é certa, mais dia menos dia.
  • Visão limitada: da mesma forma que é preciso melhorar e ampliar produtos e serviços é preciso também ampliar o leque de ações de marketing digital, as redes sociais cumprem um grande papel, porém  oferecem apenas uma pequena fatia do público online.

O verdadeiro poder do Marketing Digital para negócios

O marketing digital para negócios, vai muito além de likes e seguidores. Uma estratégia sólida envolve:

  • Site otimizado: um site bem estruturado e com conteúdo relevante é fundamental para atrair e converter visitantes.
  • Presença multicanal: estar presente em diferentes canais, como e-mail marketing e Google Ads, amplia seu alcance e diversifica suas fontes de tráfego.
  • Funis de vendas: estratégias de funil ajudam a guiar seus leads desde a conscientização até a compra.
  • Análise de dados: acompanhar os resultados e ajustar suas ações com base em dados concretos é essencial para o sucesso.

Construindo uma Estratégia Completa

Sinceramente, o DNA do mundo digital é mutável. Não há como garantir 100% de estabilidade, por isso é preciso espalhar uma rede. Investir em uma estratégia completa de marketing digital para o seu negócio é a chave para o sucesso a longo prazo e com segurança. 

Afinal, ao diversificar seus canais e implementar diferentes táticas, você se torna menos dependente de uma única plataforma e garante resultados mais consistentes.

Os benefícios de uma estratégia completa:

  • Mais autonomia: com mais ferramentas, você terá mais controle sobre seus resultados e não ficará apenas à mercê de algoritmos.
  • Resultados mais consistentes: ao diversificar seus canais, você consegue estabelecer diversos cenários, consegue colher mais dados e compreender mais e melhor o seu nicho de atuação e consequentemente, seu público, isso aumenta, enormemente, suas chances de alcançar seu público-alvo, fortalecer a sua reputação e conquistar novos clientes.
  • Menos pressão: você não precisará mais criar conteúdo freneticamente para as redes sociais. Este pode ser o seu maior alívio! Como já foi dito, as redes sociais têm programações cada vez mais aceleradas e exigentes na quantidade e qualidade das postagens. Portanto, ao analisar e organizar uma rede de marketing digital, você adota uma postura mais planejada e estratégica e pode deixar de correr para atender o algoritmo.
  • Foco e atenção: você poderá escolher o seu ritmo, poderá desenvolver um único assunto em muitos formatos, com tempo de maturação do conteúdo para postagens você poderá ter mais estratégia, intencionalidade e impactar mais pessoas, em diferentes canais.

Conclusão sobre Marketing Digital para negócios: comece agora mesmo!

Quando falamos de Marketing Digital para negócios, a produção de conteúdo sem uma rede de marketing estruturada mantém o seu negócio inseguro no ambiente digital. 

Portanto, quanto mais você negligencia a diversificação de suas ações de marketing digital, mais arriscado vai ficando, dia a dia. Não espere mais para construir uma estratégia de marketing digital sólida para seu negócio.  

Então, comece analisando como está o seu website, se você ainda não tem o seu, este é o primeiro passo: ter um site com estratégia ativa de SEO, uma sigla em inglês para definir a otimização para o mecanismo de busca. Com isso, cada vez que o usuário procurar um produto como o seu, o buscador irá apresentar o seu site. 

Tendo seu site ativo, distribua conteúdo em pelo menos duas redes sociais que tenham sinergia com o seu nicho, que você saiba que é de interesse do seu cliente e se abra para aprender mais sobre esse universo que, como foi dito, não para de expandir. 

Caso precise de ajuda para organizar sua estrutura, fale conosco. Assim como você diversifica seus serviços, investimentos, busca por novos clientes, você também deve diversificar suas conexões de marketing digital. É mais inteligente e assertivo.

Sobre a autora

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Luciane Mamoré

Jornalista e Profissional de Marketing com 20 anos de experiência.
Especialista em Marketing Digital.
Copywriter e Estrategista.

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